O ageratum, popularmente conhecido como erva-de-são-joão, mentrasto ou catinga de bode, é uma erva anual aromática, muito comum nas serras úmidas de todo o Nordeste do Brasil. Suas folhas são ásperas e as flores de cor branca ou lilás lembram pequenos pincéis.
Nesta época do ano é muito comum encontrarmos as delicadas flores de ageratum nos arranjos decorativos. Mas, além da sua beleza cênica e da aplicação estética, o ageratum também tem o seu valor terapêutico.
Da planta podem ser aproveitas as folhas ou toda a parte aérea (folhas, sementes e flores), de preferência frescas. Toda a planta pode ser usada na forma de pó ou chá, como analgésico, anti-inflamatório e antitérmico. Seu emprego é útil no tratamento de dores e inflamações em casos de reumatismo, artrite e cólicas menstruais.
Segundo os raizeiros, os tratamentos longos devem ser interrompidos por uma semana a cada mês.
Arranjo Chama Violeta |
O ageratum pode anular o efeito de coquetéis anti-HIV. Por isso, se a pessoa for soropositivo, antes de fazer uso da planta, consulte seu médico e leia as bulas dos remédios, prestando atenção ao nome científico da planta - Ageratum Conyzoides L (propriedades químicas: taninos, alcaloides, ácido hidrociânico, resinas, mucilagem, vaso-constritores e saponinas).
A melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores! Claro.
Fonte: Revista Vida e Saúde - Ed. Março/2011 - Casa Pub. Brasileira
Nenhum comentário:
Postar um comentário