Como possuem pouquíssimas raízes, as Tillandsias tem uma forma de vida muito peculiar. Sua aparência cinza resulta do fato de seus talos e folhas estarem cobertas por pequenas escamas que são pêlos complexos produzidos pela epiderme das folhas e talos.
Apesar de não serem parasitas, as Tillandsias se desenvolvem sobre outras plantas e, com suas escamas prateadas, elas absolvem os nutrientes necessários e umidade do ar.
Algumas das suas espécies são litófitas, crescem em rochas; outras desenvolvem-se em telhados, linhas de telefone, etc. Poucas espécies de Tillandsia crescem diretamente na terra e o gênero pode ser dividido em variedades "verdes" e variedades "cinzas".
Tillandsias Verdes
As espécies verdes requerem um clima temperado-chuvoso e crescem geralmente na sombra, na terra ou sobre árvores.
Tillandsias Cinzas
Em contraste, quase todas as espécies de tillandsias cinzas crescem em áreas sub-úmidas ou sub-áridas com alta umidade atmosférica. Preferem o sol, por isso crescem nas partes mais altas dos bosques ou em rochas.
Certamente por sua rusticidade e, sobretudo, pela capacidade de adaptarem-se às mais adversas condições ambientais, muitas destas espécies tem resistido bravamente à ação do tempo. Confira aqui algumas dos mais belos exemplares deste gênero jurássico.
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Belas...Eloísa Revaldaves
ResponderExcluirO extrativismo de produtos florestais não madeiráveis deve ser reportado às autoridades competentes. E. Revaldaves
ResponderExcluir