quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NO CAMINHO DAS FLORES

生け花 "vivificação floral"

Ikebana significa, literalmente, flores vivas, ou vivificação floral, e é a arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado, ou caminho das flores.
O Ikebana originou-se na Índia, quando os arranjos eram oferecidos a Buda, e se personalizou na cultura japonesa, que a tornou mais conhecida. Em contraste com o formato da maioria dos arranjos florais que produzidos aqui no ocidente, a arte floral japonesa cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor.

Enquanto os ocidentais tendem a dar ênfase à quantidade e colorido dos elementos florais, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas, os japoneses enfatizam mais os aspectos lineares do arranjo. O Ikebana é uma arte que inclue tanto as flores, quanto os caules, folhas, ramos e o próprio vaso.
A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o CÉU, a TERRA e a HUMANIDADE, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da escola.
Dentre os diversos estilos de Ikebana, destaca-se a Academia Sanguetsu que tem como princípio básico o sentimento de respeito à natureza que norteou a vida de Mokiti Okada, e cuja arte floral busca representar uma forma de se chegar ao equilíbrio, à simplicidade e à beleza.
O Ikebana Sanguetsu cria composições capazes de refletir a beleza natural das flores em sua forma mais pura, levando alegria e paz às pessoas que apreciam os arranjos. O Ikebana é uma arte bastante complexa, que envolve desde questões espirituais, bem como o conhecimento estético, técnica, etc. Enfim, o Ikebana nos ajuda a desenvolver as habilidades de concentração, observação e sensibilidade, além de aproximar-nos da natureza.
A Lord Flores BH segue a metodologia da Academia Sanguetsu, que visa incorporar a Verdade, o Bem e o Belo em todas as atividades humanas. O estilo Sanguetsu assenta-se na filosofia do Mestre Mokiti Okada e seu objetivo é, a partir da beleza e da harmonia da flor, cultivar e elevar a sensibilidade estética do praticante da Arte do Ikebana e de quem a aprecia.
Para tanto, o trabalho da Lord Flores une o sentimento humano à força da grande natureza, valorizando assim o equilíbrio entre as flores utilizadas, bem como a gratidão pelas bênçãos de Deus expressas até mesmo num simples botão de flor. Pois a flor é um elemento ativo na concretização de um mundo melhor. Do contato com ela, resulta a intensificação da sensibilidade do ser humano em relação ao belo que existe dentro de si próprio e nos seres ao seu redor.
A filosofia de Mokiti Okada, destaca que é essencial o desenvolvimento da nossa sensibilidade com relação ao belo para que o nível espiritual das pessoas possa se elevar em busca de um mundo com maior harmonia entre os seres.
A Academia Sanguetsu de Vivificação pela Flor, tem como objetivo principal a difusão desse ensinamento, através da arte milenar do Ikebana, onde a relação homem-natureza assume uma dimensão muito acima da questão puramente material.


Assim, o Ikebana Sanguetsu não se constitui apenas em um elemento decorativo mas propicia o despertar da sensibilidade para o Belo, enobrecendo o sentimento de respeito ao ser Humano e à natureza e harmonizando a pessoa consigo e com o mundo.



Um comentário:

  1. Lindas Ikebanas. Retrata realmente a beleza da flor, e o artista.Parabéns!

    ResponderExcluir