quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SALVE JORGE

Espada Protetora ao Alcance de Todos!

Certas plantas, como a samambaia e o bico-de-papagaio, andaram meio que esquecidinhas depois que foram rotuladas como fora de moda. A espada-de-são-jorge faz parte desse grupo e, por isso, algumas pessoas ficam receosas em cultivá-la em casa. 
Apesar disso, alguns paisagistas bem badalados, como o Odilon Claro, de São Paulo, apostam na volta dessa espécie devido à sua aparência elegante e, sobretudo, capacidade de sobrevivência. Além disso, estudos realizados nos Estados Unidos, especialmente pela Nasa, indicaram que as espadas-de-são-jorge realmente apresentam propriedades purificadoras de ambientes, pois absorvem óxidos de nitrogênio e formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes.

"As folhas rajadas desta espécie entraram nos jardins brasileiros pelas mãos de Burle Marx. Africana de origem, a espada-de-são-jorge foi adotada primeiro pelos modernistas, mas hoje cabe em qualquer estilo e lugar. É a flexibilidade em forma de planta, que, reza a lenda, ainda traz proteção." As espadas-de-são-jorge também podem ser colocadas em vasos esguios - com uma altura de mais ou menos duas vezes o diâmetro da boca -, cônicos ou trapezoidais. Já a miniespada ou espadinha fica bem em vasos menores, arranjos ou em caixas de vidro. Estas plantas se adaptam bem a ambientes internos, desde que sejam bem iluminados.Sobre um aparador, uma mesa lateral ou um balcão (acima), as espadinhas dão um toque verde sem brigar com a decoração. Estes vasos de vidro não têm furos para a drenagem, por isso, receberam uma camada de carvão na base para absorver o excesso de água, manta de poliéster, terra e acabamento de pedrisco. A dica para não encharcar a planta é regá-la apenas uma vez por semana com uma xícara de café de água. 



Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.

Referência: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário