terça-feira, 22 de abril de 2014

AFETO E OLFATO

É profundo o laço entre o olfato e o afeto. Quando inalado, o aroma atinge o sistema límbico, centro responsável pelas emoções no cérebro. Rapidamente somos levados a uma ocasião especial, a uma época distante.
“O cérebro possui a habilidade de processar e recuperar mais de dez mil odores diferentes. Isso explica por que cada encontro aromático que temos transmite mensagens, evocando memórias com efeito de longo alcance sobre nossa consciência”, escreve Mary Beth Janssen no livro Pleasure Healings (New Harbinger).
Em casa, o cheirinho bom também entra em cena para afagar os sentidos, seja num momento de recolhimento, seja numa celebração. Ao receber os amigos, por exemplo, montamos a mesa com esmero, colocamos a música em um volume suave. E o aroma agradável no ar anuncia a todos que são bem-vindos.
“Quando perfumamos os ambientes inconscientemente invocamos o belo. A essência conecta o espaço e o anfitrião à alegria do encontro”, diz Neide Munhoz Albano, perfumista natural. Se as fragrâncias têm origem em óleos essenciais, tanto melhor. Extraídos da destilação de plantas, flores, ervas, cascas e raízes, eles são usados na aromaterapia para tratamento físico, mental e emocional, pois os princípios ativos das plantas têm poder curativo.
Os produtos sintéticos – por não conter os princípios ativos naturais – não apresentam benefícios terapêuticos. Ainda assim mexem com a nossa memória, pois uma fragrância pode trazer lembranças e proporcionar prazer por ser agradável.
“As moléculas que traduzem o cheiro característico de uma planta, embora copiadas nos laboratórios com base em substâncias químicas, podem até imitar um aroma, mas não possuem as propriedades curativas de uma planta”, explica a aromacologista Sylvia de Seganttini. Portanto, tenha sempre muitas flores naturais ou ervas aromáticas nos principais ambientes da sua casa ou mesmo no seu local de trabalho. Além do aspecto decorativo, você certamente descobrirá os inúmeros benefícios da flores em sua vida.

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Fonte: Karla de Araújo/Bons Fluídos

Um comentário: