sábado, 31 de maio de 2014

ROSA DO DESERTO

Bom dia a todos! Hoje está um friozinho super gostoso em Belo Horizonte! E, conforme eu havia prometido, aproveitei esse tempinho bom para formatar este post sobre a "Rosa do Deserto" - Adenium Obesum -, uma das mais belas flores do mundo. Originária do Sul da África, a Rosa do Deserto é hoje uma das plantas cada vez mais procurada para ser cultivada no Brasil. Aprenda aqui as principais características do seu cultivo.
 
 
AMBIENTE IDEAL
Local ensolarado, cheio de sol e temperatura mínima de 10 ° C. Trate-o semelhante aos cactos. A Rosa do Deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

REGA
Água deve ser usada com moderação.
A Rosa do deserto aprecia água neutra, a água ácida pode causar apodrecimento de suas raízes.
O excesso de água mesmo no verão pode causar apodrecimento das raízes, matando gradativamente a planta.
Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar.
Não é necessário regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar.


ADUBAÇÃO:
Uma adubação com um bom fertilizante orgânico é necessário a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e promover uma floração abundante. Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes. Nunca aplique o fertilizante, quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas . 

VASOS
Use sempre os potes ou bacias de cerâmica rasa com excelente drenagem. Há vasos com formas especiais para a criação da flor do deserto.


PREPARAÇÃO DO VASO
Quando for replantar a sua Rosa do Deserto o vaso novo nunca pode ser muito maior do que o que ela está plantada. O aumento ideal é de 50 %, mas sempre com a característica da forma de bacia bem rasa. No vaso profundo a rosa do deserto fica alta e não cria sua maior característica, que é o tronco bem largo e em forma de barril. O vaso no formato de bacia faz que as raízes se espalhem radialmente, criando um belo nebari (base), com raízes bem grossas e bem formadas.
Coloque no fundo pedras, e tela plástica para que as raizes não cheguem a sair do vaso, daí cubra com um pouco de areia, depois ponha humus de minhoca e plante a Rosa com uma mistura de areia grossa e terra enchendo até a borda.
(OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado). 
A troca do vaso deve ser durante á primavera ou no verão.


CULTIVO

Broto com 20 dias de formação.

A Rosa do deserto pode ser cultivada por sementes ou estacas . Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes. Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente. Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta.  Use luvas nas podas e manuseio da planta pois sua seiva é altamente tóxica.




Foto da semente da rosa do deserto. Ela deve ser plantada deitada, pois a brotação precisa desta posição de contato com a terra para acontecer.




 
FLORAÇÃO
As florações da rosa do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono. As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira.
As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas.

Á Rosa do Deserto é realmente uma flor única. Se você gostou, compartilhe. Tenha um ótimo final de semana. Bjs.
 
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Clique aqui. Visite nossa loja virtual e conheça nossa linha de Buquês de Rosas, Cestas de Café da Manhã e Arranjos de Flores Naturais..
 
Fonte: Aido Bonsai


Nenhum comentário:

Postar um comentário