terça-feira, 19 de julho de 2016

JARDINS POR UM FIO

Você conhece estes  arranjos suspensos por um fio?São as famosas bolas de musgo orientais, ou Kokedamas. O Kokedama é uma bola de solo coberta com musgo, com uma planta ornamental, e preso por um fio de nylon, ou arame.

Este um arranjo japonês é uma variante do bonsai, muito na moda por ocupar pouco espaço e ser lindo de viver.

Como eu disse, Kokedama é uma arte oriental, e como todas as demais formas de expressão artística, tem regras, segredos e cuidadoss específicos. E grandes nomes, como o holandês Fedor van der Valk. O passo-a-passo mostrado abaixo é apenas uma sugestão, que pode funcionar melhor se você escolher planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade (afinal eles vão receber as mesmas quantidades de água e luminosidade).

Teoricamente, todas as plantas podem virar um Kokedama, assim como teoricamente todas podem virar bonsai. Mas, como nos bonsais,  sabemos que existem plantas que se adaptam melhor e mais facilmente à tecnica. É bom pesquisar bastante.
O blog Design Sponge já mostrou um tutorial de kokedamas, e dá a dica de como se trabalha com o musgo e uma planta de sombra.
E aí, animou? Quer saber mais sobre os kokedamas? Tem outros tutoriais
aquiaqui e aqui
Pesquise um pouco antes de fazer, visite outros blogs e confira as dicas de DIY e faça alguns testes antes de partir para as vias de fato. Assim você descarta todas as possibilidades de algo dar errado e a chance de acertar quando é pra valer), pra não acabar com uma bola de barro e uma plantinha morta, :-/ combinado?

2 comentários: