terça-feira, 18 de setembro de 2012

ÁRVORE AMIGA DAS TESOURAS

Bonsai Milenar da Tailândia

O buxinho é um arbusto ornamental de folhas pequenas e perenes, de crescimento lento e ramificado, chegando muitas vezes a ser centenário. Suas folhas verde-escuras são brilhantes e resistentes.
Nos jardins eles são muito utilizados para formação de cercas vivas, pois responde muito bem à poda. Os buxinhos produzem pequenas flores amarelo-claros na primavera e pequenos frutos ovalados ou arredondados. Hoje temos conhecimento de que existem mais de quarenta variedades, sendo que a mais comum no Brasil é o Buxus sempervirens. 
Guarda-corpo de buxinhos
Topiados de Formas de Cone
O Buxinho é também uma das espécies mais utilizadas na técnica de topiaria, que consiste em dar formas “artísticas” e geométricas às plantas, sobretudo os arbustos semi-lenhosos e trepadeiras. Ou seja, você vai esculpindo a planta com o auxílio de tesouras de poda, estaquias de condução e armações. O que facilita o esculpimento do buxinho é justamente o fato dele esta aparência mais compacta. Além disso, sua folhagem verde-escura é bastante resistente e regenera-se bem das podas. No entanto, o crescimento dele é relativamente lento se comparado a outras espécies usadas para cercas vivas. O buxinho exige pouca manutenção, pois é uma planta bastante durável e resistente. No entanto, não suporta ambientes internos ou com pouca incidência de luz solar. Ele adora sol e bastante água. Por isso é perfeito para formar cercas vivas, compor desenhos e esculturas naturais.
Topiados de Forma Artística

Ele se adapta muito bem ao cultivo em vasos, por isso é bastante utilizado para Bonsai. Mas independente da forma de cultivo, o buxinho é uma planta que necessita de sol pleno, com solo fértil e regas regulares. 


Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.



Nenhum comentário:

Postar um comentário