
A gente costuma pensar que nas grandes cidades só existe pombo e pardal, mas a verdade é que ainda há muitas espécies nativas sobrevivendo nas copas da árvores das praças e quintais. Portanto, basta ter oferta de alimentos que devagarinho, e para alegria de todos, elas vão reaparecendo. O importante mesmo é a "boia farta e regular", principalmente no inverno, quando a comida fica escassa para eles.....
Esses periquitos, por exemplo, só vieram fazer essa festança aí nesta varanda porque há comida e segurança garantida para eles. E veja que é simples criar um espaço assim. Basta providenciar um comedouro. Nesse caso aí foi usado um prato para plantas, com a corrente, e mais nada.Mas o que servir? O cardápio é bem diversificado. Você pode colocar no comedouro: alpiste, painço, sementes de girassol, jiló, tomate cortado, pedacinhos de fruta como banana, goiaba, jabuticaba, laranja, mamão, a manga, a maçã, etc. Assim que sentirem o cheiro das frutas eles logo aparecem. E uns trazem os outros.
No início você deve observar só de longe para que as aves possam se alimentar à vontade e sintam-se seguros. Quando adquirirem confiança, quem sabe algum dia um belo pássaro venha pousar no seu ombro para agradecer a acolhida e retribuir o carinho! Tudo é possível...
Você pode pendurar o comedouro numa árvore, na janela da sala, na lavanderia. Enfim, onde tiver um espaço disponível. Confira abaixo uns comedouros bem bacana que encontrei na net, no google imagens.
Nesse aqui, um bambu aberto ao meio, com as metades separadas entre si com cordinha de sisal e bambuzinho. Facinho de fazer. É um acessório simples que além de decorar sua varanda ou janela, vai alegrar bastante os seus novos amiguinhos emplumados.

Para garantir a fidelidade dos visitantes, o importante é manter os comedouro sempre abastecido.
Confira o esquema desta montagem abaixo. É bastante simples.
Construir um alimentador para pássaros é uma ótima atividade para reunir pais e crianças nos momentos de folga, principalmente em dias de chuva. Além de ser muito mais gostoso do que ver besteira na televisão. Afinal, qualquer recipiente cheio de grãos e frutas é garantia de bons momentos assistindo as visitas da passarada na sua janela - e isso vale para quem mora em casa ou lá nas alturas dos apartamentos.
Agora, se você tiver árvores frutíferas no seu quintal, nem precisa se preocupar tanto com os comedouros, pois os passarinhos virão naturalmente. Aí, é só curtir a visita diária dos pássaros em seu jardim.
Tenho a sorte de morar bem pertinho do Parque Ecológico Ursulina de Melo, em BH. E, de vez em quando, aparecem até uns miquinhos à procura de banana no meu jardim. Por isso gosto de deixar as portas e janelas sempre abertas para apreciar os passarinhos, borboletas e afins que sempre vem nos visitar.
Gostaram do post? Então agora chegou a sua hora de colocar a mão na massa e preparar o seu alimentador de pássaros. Beijos a todos, até!
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário