Mesmo sendo tida como negra, sua cor na verdade é um vermelho-púrpura muito intenso, que à primeira vista dá a impressão de tratar-se de uma orquídea negra. Sua flor tem mais ou menos um centímetro de diâmetro.
Há algum tempo eu comprei um exemplar da Maxillaria, do Orquidário Paulista, e quando ela resolveu dar a primeira florada eu quase não percebia, de tão pequenininha que é a flor. Mas, de qualquer forma, valeu o investimento. Esta orquídea vale pelo que é!
As orquídeas negras podem ser consideradas espécies selvagens, pois não toleram perturbações como mudanças constantes de habitat, manipulação excessiva, luz solar intensa, bem como os cortes para mudas; o que certamente dificulta seu cultivo em casa.
Elas apreciam luminosidade média, mas nunca luz solar direta. Originalmente vegetando em florestas úmidas, uma boa umidade do substrato certamente será benéfica ao seu cultivo doméstico.
O gênero Maxillaria é uma espécie de orquídea que beira a casa das 700 variedades. A maioria delas são epífitas, ou seja, são plantas que vivem sobre outras plantas. Ela se fixa no tronco das árvores para obter melhor iluminação do que teria no solo, pois se desenvolvem melhor num ambiente com luminosidade média.
Se você ainda não teve a oportunidade de apreciar a orquídea negra, fique atento(a), pois nessas exposições de orquídeas sempre há produtores expondo algumas das espécies da Maxillaria.
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
simplismente lindas...
ResponderExcluirConcordo com vc. São realmente um presente da natureza. Abraço...
ExcluirMAGNÍFICA!!!
ResponderExcluirEu comprei duas mudas foi muito difícil encontrar. Estou tentando cultivar. Espero que dê floradas.
ResponderExcluirSeja persistente. Qualquer hora dessas você será surpreendido com uma belíssima florada de orquídeas negras, pois as minhas já floriram umas três vezes. Boa sorte para você. Obrigado por prestigiar o nosso blog. Grande abraço e conte sempre comigo. Edilson Tavares.
ExcluirMaxilaria schunkeana é uma espécie nativa do Brasil jamais encontrada na Flórida, a não ser sob condições de cultivo e não como espécie espontânea e natural daquela região.
ResponderExcluir