sábado, 27 de outubro de 2012

PARA QUEM NÃO QUER TRABALHO


As suculentas são espécies extremamente resistentes, suportam sol e chuva, pouca ventilação, baixa luminosidade e ainda podem dividir a mesma terra com outras plantas. Confira aqui algumas sugestões de como utilizá-las de forma criativa na decoração da sua casa ou escritório.
Na mesa de centro, desta sala, o globo transparente chama atenção com um microjardim de cactos e suculentas. Montagem da designer de jardim Caroline Saccab Haddad Zakka. Ela usou uma base de areia preta para encaixar os vasinhos plásticos.
CJ651PP_270
O principal atrativo deste terraço são as plantas, ou melhor, o painel de madeira ripada, no qual vasinhos de suculentas são dispostos aleatoriamente. E o mais bacana desta proposta da paisagista Paula Galbi é justamente a possibilidade de mudar os vasos de lugar sem a menor dificuldade. Basta deslocar a base de madeira e encaixar em noutro ponto do painel. Fácil, não!
CJ651PP_270
Aqui duas suculentas em caixas de vidro provam que, até no lavabo, é possível ter plantas. Na bancada, elas dividem a área com perfumeiros. Sugestão da paisagista Drica Diogo.
CJ651PP_270
Esta linda mesa de madeira ganhou um conjunto de suculentas, cactos e ripsális. Por necessitarem de cuidados mínimos – água uma vez por semana –, são fáceis de manter.
CJ651PP_270
Este tacho de suculentas é mais uma ótima sugestão para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas, mas que fazem questão de ter um pouco de verde por perto. 
CJ651PP_270
Para incrementar a decoração da sala de jantar, as taças ganharam mini-suculentas e espadinhas. A montagem das plantas em miniatura ficou a cargo da Anni Verdi. Elas resistem bem ao novo habitat se receberem água uma vez por semana. É só ter cuidado para não encharcar a terra.

Aqui está outra composição bem despojada, em que a dona da casa lançou mão daquilo que estava ao seu alcance: chaleira antiga, panelas inutilizadas, canecos e cacarecos; tudo para cultivar suculentas e cactus. É isso aí, pessoal! Sustentabilidade no sentido mais puro da palavra.
CJ651PP_270
Este corredor, em frente à sala de jantar, chamava pouca atenção... Até que, um belo dia... A moradora ter a ideia de instalar os vasinhos com suculentas. Echevéria, ripsális e dedo-de-moça são algumas das espécies. As peças em forma de meia-lua quebram os 4 m de altura do muro de concreto - Projeto da paisagista Paula Magaldi.
CJ651PP_270
A varanda do apartamento da arquiteta Beatriz Quinelato tem um aparador rústico que serve de apoio para esta linda bandeja de madeira de demolição com suculentas e cactos.
CJ651PP_270
Ao lado do aparador, os três vasos com bálsamo estão em um dos recortes no piso de madeira, acomodados em pedriscos. Esse tipo de suculenta é ideal para varandas, pois precisa de pouca água. No verão, deve ser regado a cada dez dias; já no inverno, quinzenalmente - Projeto do paisagista Odilon Claro.
CJ651PP_270
Cultivada em vasos de barro e floreiras de plástico, a coleção de suculentas tem mais de 15 anos e contorna os fundos da casa de Suzanne Seymour Burt.
CJ651PP_270
Parece até miragem, mas este jardim fica na cobertura de um apartamento. O espaço tem vasos com suculentas, em frente à bancada da churrasqueira. Projeto da paisagista Paula Magaldi.
CJ651PP_270
Nesta cobertura de São Paulo o paisagista Rodrigo Oliveira sugeriu uma bandeja de madeira de demolição, cheia de suculentas, para decorar a mesa de vidro.
CJ651PP_270
Dispostos nas prateleiras, os vasos com as espécies aromáticas estão à altura da mão na hora da culinária, mas receberam a companhia de plantas decorativas, como as suculentas, que trouxeram todo o seu frescor ao espaço onde a família se reúne para as refeições.
Resistente e prática, a suculenta vive com pouca luminosidade e rega controlada. Neste aparador foram utilizados compoteiras, porta-mantimentos, tampas e terrários como vasos. Projeto do paisagista Odilon Claro.

Gostou das sugestões. Pois então! Agora é só usar a sua criatividade e levar as belas suculentas para o aconchego do seu lar. 

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH
Referência:
http://revistacasaejardim.globo.com

Um comentário: