quinta-feira, 12 de abril de 2012

A ESTRELA DAS ÁGUAS

Vitória Régia - Arquivo de Internet
Planta típica da região amazônica, a Vitória Régia é uma das plantas aquáticas mais bonitas da flora brasileira. Suas folhas em forma de circulo podem medir até 2,5 metros de diâmetro, sendo que as mesmas ficam na superfície da água.
A Vitória Régia floresce nos meses de março a julho. Suas flores são brancas e desabrocham somente na parte da noite. Outra característica interessane é que um dia depois de florescer – o dia da polinização – a flor da muda de cor e se torna rosa. As flores da Vitória Régia exalam um aroma doce e agradável. Em torno dessa flor existe uma bela lenda indígena. Confira:
Estrela das Águas

Os pajés tupis-guaranis contavam que, 
no começo do mundo, todas as vezes que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por trás das serras, ia viver com suas virgens prediletas. Diziam ainda que se a Lua gostasse de uma jovem, transformava-a em estrela do Céu.

Naiá, filha de chefe indígena e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. Então, à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, Ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse.
E assim fez todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não notá-la e dava para ouvir seus soluços de tristeza ao longe. Certa noite a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.

A lua quis recompensar o sacrifício da bela jovem e resolveu transformá-la numa estrela diferente daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.

O melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores! Claro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário