sábado, 16 de junho de 2012

ESTRELA DO INVERNO

O Cymbidium é uma das variedades de orquídeas que mais utilizamos em arranjos e decorações. Para nossa alegria, neste período em que o friozinho está rondando por aqui, o Cymbidium está em plena floração. E, consequentemente, presente nos eventos mais badalados.   
Nas regiões onde o clima frio é mais acentuado, como aqui no Sudeste e Sul do Brasil, o Cymbidium floresce com maior facilidade, porque sua a planta precisa de um maior contraste de temperatura diurna e noturna e estar exposta a uma maior luminosidade na época de floração que ocorre entre os meses de maio e agosto, época em que a temperatura é mais baixa em algumas regiões.
Independente da região em que você resida no Brasil, mesmo no Norte, onde o clima é praticamente o mesmo o ano inteiro, quente e úmido, é possível induzir a floração do Cymbidium, simulando a diferença climática necessária entre frio e calor.
Nas regiões de clima mais frio, o ideal é proporcionar maior luminosidade durante o dia, expondo o vaso com a planta aos raios solares gradativamente, se mantido sob telados ou sombreamento acentuado ou luminosidade indireta, evitando-se queima de suas folhas verde escuro. E à noite deixa-lo exposto naturalmente a céu aberto, para sentir o sereno e o frio da madrugada. Essas diferenças climáticas dentro das 24 horas no seu período de floração, proporcionarão que solte suas hastes florais e a desejada floração.
Nas regiões onde o clima frio é ameno ou praticamente não existe como no Norte e Nordeste e alguns Estados do Centro-Oeste, a sugestão é borrifar a planta com água gelada à noite e colocar pedras de gelo sobre as bordas do vaso, em cima do substrato, evitando-se que toquem nos bulbos da planta, e deixa-la exposta ao sereno da noite. As regas da planta, como na grande maioria das orquidáceas, devem acontecer somente quando o substrato estiver praticamente seco, uma vez que rega excessiva pode provocar aparecimento de fungos ou simplesmente apodrecer as raízes. O Cymbidium é uma planta que precisa de boa adubação orgânica para um bom desenvolvimento e floração, como esterco de curral e/ou galinha curtidos, e na época de floração adubo químico diluído em quantidade mínima, com maior porcentagem de FÓSFORO (P).
Beijos e um ótimo final de semana para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário