quinta-feira, 4 de outubro de 2012

IDEIAS NÃO TEM DONOS

Hoje resolvi fazer um tour pela rede e, como de costume, dei uma passada pelo "Cultivando Elegância", da Suzana Ceridono. Acabei encontrando um post em que ela aborda a questão da titularidade das idéias e que eu vou reproduzir aqui para os nossos leitores.  
"INSPIRAÇAO E CÓPIAS 
Atire a primeira pedra quem 
(profissionais criativos principalmente…) não usou uma ideia de alguém, uma ou muitas vezes na vida !  A mãe de um concorrente meu falava aos quatro ventos que fulano ia para Europa “pesquisar” e eu copiava tudo o que ele fazia. Outra vez tomei uma bronca federal de uma editora de revista indignada ao descobrir a foto de um livro com um arranjo (quase) idêntico ao que eu tinha feito ( inspirado, claro!) para um evento. Muitas vezes comentam comigo ”fulana copiou tudo o que você fez”…etcetcetc. 
Repito aqui o que escrevi a tempos atrás: Quando estava na faculdade (de arquitetura) quebrei a cabeça projetando um terraço triangular que avançava da laje, e meu professor, olhando rapidamente disse  – “veja um projeto do fulano que tem uma solução parecida”… aquilo foi um balde de água fria, meu entusiasmo em ter criado algo sensacional nunca dantes visto foi para o ralo.  Ele, percebendo meu desanimo, disse uma frase que lembro sempre: Não importa de onde vem sua inspiração, contanto que seja muito bem aplicada! Tudo isto porque hoje vi fotos de um evento lindo da Perrier Jouet com esta instalação:
A primeira vez que vi uma montagem nesta linha foi em um livro fantástico indicado por minha amiga Cris Gazel da Mobile Festas. 
O livro, Tropical Colors, foi publicado em 2002… De lá para cá, já me “inspirei” dezenas de vezes em suas paginas.
Ou seja… deixem a hipocrisia, a empáfia e o mau humor de lado, usem a criatividade, mas aproveitem… coisas boas e belas estão por aí prontas para inspirar!" E por falar em hipocrisia, o que será que passa pela cabeça ou, quem sabe, consciência, do tal concorrente da Suzana quando ele vai "pesquisar", ou melhor, "inspirar-se" nas ideias já concebidas por outros profissionais da Europa? Difícil imaginar, né?
Falar é fácil... Ser criativo e original, também... Mas o fato é que bem poucos profissionais tem a humildade de revelar suas fontes... 
E como já dizia o grande poeta Renato Russo: "Quais são as palavras que nunca são ditas?"
Simples assim!!! Portanto, fique tranquila Susana! As ideias são infinitas e estão por aí, disponíveis, para quem souber e puder aplicá-las.
Boa noite a todos! Que o bom e velho travesseiro traga grandes ideias para todos nós que precisamos delas para a lida do dia-a-dia!
Beijos....

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.




Nenhum comentário:

Postar um comentário