quarta-feira, 17 de outubro de 2012

LUXÚRIA PARA OS OLHOS

Floricultura na Holanda encanta turistas do mundo todo!

Interior da Oogenlust (Foto: Francisco Maffezoli Jr / TV Globo)
Foto Francisco Maffezoli Jr.
A floricultura mais chique da Europa
fica na Holanda, a Oogenlust (se diz
 "ôrren-lãst" - luxúria para os olhos), 
do designer floral Marcel Van Dijk. 
E quando se fala num loja mais chique da Europa, muitas pessoas logo pensam que vão encontrar 
um palacete todo rococó, 
com vitrines de arranjos em prata. 
Que nada! A Oogenlust é uma espécie 
de caixa de cimento com um nome bem discreto na frente. O que já é uma grande lição - para que ostentar se todos sabem que ali é o canal?
Ranúnculos e Hortências verdes - Foto Francisco Maffezoli Jr.
NO PARAÍSO
A Oogenlust mais parece uma loja de decoração. Tudo muito chique! Você encontra desde vasos, jarros, estátuas, cadelabros, pratos, livros, colares, até flores. De onde? Do mundo inteiro, claro! Uma mesa com uma santa, um recanto com Buda, estantes de acessórios de estanho, outra só de cristais. Um vaso imenso feito de pedaços lapidados de conchas das Filipinas... Um prato de cascas de ovos de avestruz montado ali no galpão. Tudo isso pode ser usado na decoração de eventos que Marcel faz em toda Europa. E ele realmente sabe o que faz. Afinal, já são mais de 40 anos de arranjos nas costas!
Mas, e por falar em arranjos? Onde ficam os tais? Ora, eles são feitos a pedido e na véspera dos acontecimentos. As flores chegam na hora e na quantidade encomendada só para o dia. Num dos cantos da loja há uma bancada com flores lindas, perfeitas, mas só para os arranjos de última hora.


Marcel recebe encomendas de reis e rainhas, principes árabes, encontros na ONU ou em Haia. Ele costuma atravessar a Europa com caminhões refrigerados, aluga um subsolo ou um galpão no local mais próximo do evento um dia antes. E no dia D, muitas vezes tem de meia a uma hora para montar tudo para 200 convidados! Haja profissionalismo!
A ARTE DE OLHAR PARA O CHÃO
Marcel Van Dijk esteve em Holambra/SP, no mês passado, ensinando arte floral. Ele disse que não entende como não aproveitamos mais o que existe de flores e elementos naturais que estão jogados nas ruas e florestas, preferindo comprar coisas importadas. Para ele, o segredo de um grande arranjo é mesclar o que é nativo com algumas flores de qualidade. Enquanto aqui muita gente paga pra macaquear o que vem da China e não enxerga o que está dando sopa na natureza, ele aproveita galhos secos, cascas, cipós, vagens, etc.
Quanto custa tudo isso? A criatividade, o luxo e o profissionalismo? Bem, isto aí já é outra história! Afinal, trabalhar para reis, rainhas, principais e afins, tem o seu glamour, mas também tem o seu custo à altura da demanda dos clientes, não é verdade? Não é à toa que uma floricultura conquista a fama de mais chique da Europa.
Quer conhecer um pouco mais sobre os trabalhos do Marcel Van Dijk? Visite o site da Oogenlust. Clique aqui.


Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Referências:
Quadro Verde - TV Globo
Oogenlust.



Nenhum comentário:

Postar um comentário