quinta-feira, 6 de junho de 2013

ASSESSORIA - TER OU NÃO TER?

Saiba tudo sobre o papel da ASSESSORIA DE CASAMENTO, ou CERIMONIAL.
Este post tem como objetivo responder algumas perguntas freqüentes e desvendar os mistérios do que é, de fato, a tão falada Assessoria ou Cerimonial de Casamento. Por isto, antes de publicá-lo, fomos buscar mais informações com a Constance Zahn, a blogueira mais antenada do momento no que se refere à moda e casamentos. E  ela tem dicas valiosas que podem ser muito úteis para você que está pensando em se casar ou, quem sabe, encarar a profissão. Confira!
"Na época dos nossos pais, casar era muito simples. Casava-se em casa ou no único salão da cidade. Havia um ou dois buffets, um florista, a costureira da família e um costureiro famoso. A mãe decidia tudo pela noiva, já que ela, muito nova, não entendia das coisas. Tudo muito fácil. Com o passar do tempo, as coisas foram tomando uma dimensão maior. Mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens no casamento. As próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e passaram a sonhar com um casamento “único”. Ah, e os valores envolvidos também mudaram bastante – para cima. Claro!
Cerimonial Celebritá
Foi nesse contexto de maior complexidade que surgiu e ganhou fama a Assessoria de Casamento ou Cerimonial. Um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade e, de quebra, exercer o papel de psicólogo(a) da noiva (e eventualmente da mãe da noiva também). Um trabalho que pode parecer fácil à primeira vista, mas que requer muita dedicação e responsabilidade.
Afinal, em que consiste uma assessoria?
O trabalho da assessoria é a gestão do evento como um todo – o que certamente não começa no dia do casamento. Portanto, é importante estar atento aos pontos importantes do antes, durante e depois.

DOS PREPARATIVOS
Traçar o perfil da noiva para dar um norte aos preparativos. Conhecer muito bem os noivos é fundamental, pois no dia do casamento, se tiver algum problema a assessora deve pensar com a cabeça dos noivos. Indicar profissionais que se enquadram no perfil (estilo & orçamento) do casal. É preciso conhecer a reputação dos fornecedores que se indica. Dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam, na realidade, todos os sonhos. Eventualmente, ajudar na negociação com os fornecedores. Verificar os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Fazer e administrar o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo. Cuidar do RSVP ativo e passivo. Fazer o link entre os fornecedores (enviando a planta e o timeline da festa para todo mundo), porque nem todos os fornecedores conversam entre si espontaneamente.

NO DIA D
Acompanhar a montagem da festa. Certificar-se de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado. Ter planos B na manga, caso necessário. Garantir que todos os profissionais tenham boas condições para realizar seu trabalho. Cuidar do cerimonial na Igreja. Verificar se todos os fornecedores estão atentos ao timeline da festa. Resolver eventuais problemas sem comunicar os noivos e familiares.
O PÓS
Já deixar combinado quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça, gente que leva talheres, porta-guardanapos. Verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet, etc).
CONTRATAR OU NÃO? 
EIS A QUESTÃO.
Uma boa assessoria não tem preço! Quer dizer, tem e pode até parecer alto num primeiro instante, mas, no fim, os noivos sempre reconhecem o valor! A gente já está até acostumado com noivos (os homens, principalmente) que às vezes são muito resistentes na hora da contratação agradecendo infinitamente no fim da festa, “alguns chegam até a brincar, dizendo que se soubessem antes como tudo acontece, teriam aceitado pagar o dobro“. O tamanho do casamento não torna a necessidade de uma assessora maior ou menor. Como apontou Lizie Chermann, “tudo que é programado e organizado por especialistas sai mais perfeito, ou seja, com menos erros. Não importa o tamanho do casamento, mas sim a qualidade que ele terá“. Se você tem uma irmã ou amiga muito prendada, apaixonada por casamentos, que pesquisa tudo sobre o assunto, etc, ela pode ser sua companheira nas visitas aos fornecedores, sua confidente durante a fase dos preparativos… mas, no dia do casamento, ela será como uma convidada qualquer. Diante de imprevistos, é preciso ter profissionais que saibam como resolver as questões. 
Pois algumas situações são bastante complicadas e, se o profissional não tiver muito traquejo ele se enrola todo. A Ivanete, do Cerimonial Olivier, por exemplo, já passou por um grande apuro quando teve que retirar da recepção "o noivo que faleceu com um infarto fulminante." Imagine fazer isso de forma discreta, para que os convidados e a própria noiva não percebesse! Longe de querer assustar alguém, mas quando se fala de eventos, tudo pode acontecer.
Como escolher e quando contratar a assessoria?
Quem vê site (de assessoria) não vê coração. Quer dizer, não se deixe levar somente por um site bonitinho, palavras açucaradas e um blog cheio de fotos bonitas. Para saber se a assessoria tem profissionalismo, o mais indicado é pesquisar referências e opiniões (em sites, com ex-clientes, com amigas, profissionais do meio, etc). Desconfie de assessorias que cobram valores muito baixos. Além de ter que se sustentar, o profissional ainda precisa pagar pelos assistentes que estarão presentes no dia. 

Quando o valor cobrado é baixo demais, pode ter certeza de que ele(a) está ganhando por fora (=comissões dos demais fornecedores) – o que significa que você pagará mais caro por todo o resto (já que as comissões serão embutidas no preço). 
O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento. O orçamento está apertado? Nesses casos, normalmente, as pessoas optam por contratar uma assessoria somente para o dia (ou para o último mês e o dia). Entretanto, uma boa assessora contratada desde o princípio pode ser de grande importância justamente na gestão de um orçamento limitado, aconselhando bons fornecedores, com preços melhores e indicando no que realmente vale a pena investir.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa
Organizar o próprio casamento é uma delícia! São meses pesquisando coisas lindas, a realização de um sonho, a noiva é paparicada por todos… quem não gosta? Organizar o casamento de terceiros é um pouco (bem) diferente. O papel da Assessora é ajudar a tornar realidade, o sonho de determinada noiva, dentro de suas possibilidades – o que é diferente de organizar um casamento como você gostaria que fosse o seu para outra pessoa. Por isso, a assessora não deve confundir as suas opiniões com as da cliente. Como Vera Simão lembrou no workshop do evento Casar, “uma assessora nunca deve dizer para a noiva: isso é cafona!“. Não cabe a ela julgar o gosto dos clientes, muito menos impor o seu.

O perfil ideal para se trabalhar como assessor(a), segundo Camila Relva, da Compagnie:
- Gostar de gente;
- Ser paciente e firme ao mesmo tempo
- Ter responsabilidade;
- Ter jogo de cintura;
- Ser organizado(a)

Nova carreira = novos estudos + novos estágios
O próprio casamento não é experiência suficiente para se lançar na profissão. Os fornecedores do mercado costumam dizer que sabem que “lá vem bomba” quando atendem uma noiva com sua assessora e esta repete “ah, no meu casamento eu fiz assim, no meu casamento eu fiz assado“, demonstrando que seu próprio casamento é sua única referência. Por isso, deve-se estudar (há alguns cursos e workshops disponíveis) e, acima de tudo, trabalhar com profissionais do ramo antes de se lançar em uma carreira solo. Como diz Monica Almeida, da Alligare Wedding Planner, “a responsabilidade de cuidar de um casamento é imensurável. O evento é ao vivo, sem opção de segunda chance“.
Cerimonial Olivier
O valor da experiência
Ter um conhecimento global de como funciona o evento é fundamental. “É importante entender um pouco de cada setor de uma festa – som, luz, o que comporta em uma planta de decoração, etc  - para garantir que a festa tenha um bom andamento“. A experiência também ajuda no trato com com fornecedores. É preciso ter uma noção dos trabalhos de todos os envolvidos para não solicitar coisas absurdas aos fornecedores. A assessora não trabalha com uma ciência exata, os eventos diferem entre si em vários aspectos. E é na vivência que se percebe o que pode acontecer. Por isso, a bagagem é o maior ativo de uma assessoria.
Nosso Guia de Fornecedores é uma ferramenta que pode te ajudar muito nos preparativos do seu casamento. Mas, ainda assim, recomendamos que busque o suporte de uma boa assessoria profissional.


Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Ref.: Constance Zahn

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