sexta-feira, 7 de junho de 2013

ENERGIA LIMPA NO NOVO MINEIRÃO

Governo de Minas adotará medidas sustentáveis durante Copa das Confederações
Mineirão aproveitou o teto para construir uma Usina Fotovoltaica Solar
O seminário Semana do Meio Ambiente 2013 – Copa Sustentável, realizado nesta quarta-feira, no Sesc Palladium, apresentou propostas de redução e compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE), que serão adotados em Minas Gerais. A iniciativa é do Governo de Minas, Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo (Secopa-MG), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Prefeitura de Belo Horizonte. Plano de Redução e Compensação de Gases de Efeito Estufa é o nome do estudo, fruto de uma parceria, que prevê medidas verdes no Estado durante a Copa.
NO Plano de Redução, prevê-se a compra de baixo carbono, gestão de resíduos e a redução da pegada de carbono associada à estada de espectadores. Os “estádios verdes” também fazem parte do plano, e o Mineirão se encaixa na categoria por sua usina fotovoltaica, localizada no teto do estádio, e que é capaz de abastecer 900 residências de médio porte.
Segundo o relatório produzido pelo Governo e apresentado em 2012, as Copas de 2013 e 2014 vão lançar, e, Minas Gerais, 804.396 mil toneladas de GEE, o correspondente a 25% do total emitido anualmente pela capital mineira (3,7 milhões de toneladas de carbono).
Deste total, 76% (804 mil t) são provenientes dos deslocamentos de avião, hospedagem e alimentação dos turistas. Das 804 mil toneladas de carbono, “Infraestrutura (centros de treinamento, rodovias, BRT e aeroportos)” é a segunda maior categoria de emissões (16%), seguida por “Estádios” (5%) e “Operações” (3%).
De acordo com o relatório, 9% das 804 mil toneladas de GEE emitidas durante as Copas são de responsabilidade direta de Minas Gerais. Mais de 57% desse total tiveram origem na reforma do Mineirão, que adotou medidas sustentáveis desde o início da obra, em 2010.

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Fonte.: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário