Dica 1 - Nos Botões
Em vez de madrepérola, poderiam ser de madeira, metal ou coloridos. O estilo do arranjo muda conforme o material.
Esconde-esconde
Um recipiente menor com água foi colocado dentro da ânfora de vidro para acomodar o buquê de rosas tipo gloss e spray, cravos e angélicas. Assim, ele fica camuflado no farto punhado de botões de roupa de madrepérola. Com o brilho do material, o efeito é incrível. A dica de Renata Araujo Fongaro, sócia da empresa de cenografia Bendita Festa, é amarrar com barbante o maço de flores. “Assim, ele se mantém estruturado.” Dica 2 - No Bule
Para o arranjo ficar harmônico e bonito, a dica da especialista é montá-lo colocando um tipo de flor por vez.
Em vez de vasos normalzinhos, os arranjos vão para o bule e a xícara. Tudo a ver como evento do dia: um chá com doces para as amigas. Para compor os buquês, Lucia Milan, da Aparecida Helena e Lucia Milan Floristas, usou tulipas, rosas, didiscos, bocas-de-leão, ervilhas-de-cheiro e sementes de eucalipto. Seguiu a mesma cartela pastel de cores das louças românticas e dos macarons preparados para aquela tarde.
Dica 3 - Nas Caixas
A dica é mesclar lisas, listradas e com bolinhas.
Para acomodar o buquê, é preciso abrir um buraco na tampa.
Reciclagem
Garrafas e vidros de diferentes origens (de azeite, conservas, aceto balsâmico) entram na composição de Claudia Regina, da La Calle Florida. As flores usadas são igualmente variadas: lisianto, maria-sem-vergonha, gérbera, campânula e goivo. O segredo é caprichar na harmonia. Pode até salpicar uma licoreira bacana, para o visual ficar mais chique. Sobre uma mesa de madeira, a mistura fina vai arrasar no jardim ou na varanda em dia de festa.
Dica 4 - Nos Vidros
Em geral, basta uma flor por recipiente. Folhagens de diferentes tipos ajudam a embelezar o conjunto.
Mesa surpreendente
Caixas de presente assinadas pela designer Jeniffer Bresser funcionam como cachepôs nos arranjos feitos com rosas e ruscos pelo badalado florista Vic Meirelles. “Uma ideia é deixar por perto caixas parecidas pequenas contendo lembrancinha para as visitas, como bombons”, sugere Vic. Na mesa romântica montada por ele, com um lençol antigo no lugar da toalha e louças de família, tem mais surpresas: duas sopeiras viraram vasos.
Dica 5 - No Vinho
A flor artificial escolhida precisa ter o talo aramado, como as lavandas usadas nestas taças.
Brinde charmoso
A bossa é uma ótima pedida para reuniões e jantares regados a vinho ou outros drinques servidos em taças. Basta enrolar o talo de uma flor artificial – que dura a festa toda – na haste do copo. A escolha aqui foi lavanda, não só na cor original, mas também branca. O anfitrião decide se quer enfeitar todas as taças coma mesma flor ou usar diferentes tipos e cores. No segundo caso, cada convidado pode pegar na bandeja a sua preferida.
Dica 6 - No Escorredor
Passado pelos furinhos, o arame usado para prender o buquê fica escondido no lado de dentro da peça.
Pé na cozinha
Se a festa é descontraída e os convidados vão circular pela cozinha, mesmo que ela não seja integrada à sala, decore também esse pedaço da casa. Mas entre no clima usando algum utensílio culinário com design bacana como base do arranjo. Para o escorredor de macarrão, Claudia Regina escolheu versões artificiais de papoula, ranúnculo e lavanda. Criou um cantinho ideal para servir petiscos recém-saídos do forno, como pães de queijo.
Dica 7 - No Prato de Bolo
Cada bola consumiu cerca de cem crisântemos. Outras sugestões são cravos, gérberas ou margaridas.
Superbolas coloridas
No lanche especial para a família, as cores fortes dos crisântemos contrastam com os tons suaves dos cupcakes e da limonada servida em filtros de vidro. Mas o maior charme dos arranjos – que, assim, colocados em pratos de bolo, também fariam bonito em uma criativa mesa de aniversário – é o moderno formato de bola. “É fácil fazer um igual”, diz Marcela Fongaro, sócia da Bendita Festa. As flores são espetadas em uma esponja floral molhada.
Dica 8 - Nas Taças
O barato é misturar modelos bem diferentes entre si e também variar o tamanho dos buquês.
Nesta noite se improvisa
Com uma bela bandeja de prata colocada em cima dele, o banco Tan-Tan dourado vira mesinha de apoio no canto festivo improvisado por Vic Meirelles. Sobre ele, o balde de gelo acomoda a garrafa de vinho ou espumante e mantém a bebida no ponto. A decoração floral não sai do tema e coloca tulipas em taças. É uma ótima ideia para aquela noite em que você vai reunir descompromissadamente os amigos.
Dica 9 - Na Cadeira
A guirlanda é presa ao encosto com fita e um bom nó, seguido de laço. Nada de arame ou algo que espete o convidado.
Não só na mesa
A ideia é sucesso garantido em almoços de batizado, de primeira comunhão ou em casamentos: o arranjo vai para a mesa, mas também para o encosto das cadeiras. Para o visual não ficar exagerado, opte por guirlandas pequenas, delicadas e com poucos detalhes, como a criada por Maristella Nicolosi, que combina rosas bouquet brancas com folhagem smailaik. Pena que, sem água, elas duram pouco. A saída, nesse caso, seriam flores artificiais.
Dica 10 - Na Porta
Além dos guardanapos descartáveis usados aqui, valem os de tecido ou, então, papel de scrapbook.
Boas-vindas
Com flores esperando na porta, a mensagem é clara: todos são realmente bem-vindos naquela casa. Cláudia, da La Calle Florida, fez um buquê com rosas e astromélias, que envolveu com guardanapo de papel, dando forma de cone. Para ficar firme e bem acabado, usou um pedaço de tela de galinheiro (encontrada em lojas de material de construção ou especializadas, como Mercado das Telas, em São Paulo), arrematado atrás com um arame – que também serve para fixar a decoração na grade da porta.
PS: Leia a matéria completa "22 ideias espertas para usar flor na casa" na revista Casa e Comida (versão impressa) ed. n° 5.
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Fonte: Casa e Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário