As Havaianas, "as legítimas" brasileiras fazem 50 anos e, para celebrar este meio século de sucesso, as cinquentinhas lançam uma edição especial, limitada, com 50 mil pares daquelas Havaianas originais, com tira azul e solado branco. E o mais bacana é que toda a grana arrecadada com esta ação será doada à UNICEF.
E tem um monte de gente legal "se virando" para ajudar a UNICEF e as Havaianas nessa empreitada, entre eles o Lázaro Ramos, Carol Castro, Thiago Abravanel e o lutador Popó.
Também será publicado um livro comemorativo, com distribuição restrita, com os 50 comerciais mais importantes e que traduzem a história da marca; além de outros 50 não aprovados pela Almap BBDO, Agência das Havaianas.
As Havaianas surgiram 1962, inspiradas num modelo típico japonês chamado Zori, que era feito com o solado de palha de arroz e tiras de tecido. Por isso, ainda hoje textura que compõe as suas palmilhas reproduz o formato dos grãos de arroz. Uma sábia e justa homenagem, não é verdade?
Mas quem diria, hem! Há pouco menos de três décadas as Havaianas eram chinelos bem populares e não tinham este glamour todo! Para mudar esta imagem, a Alpargatas - fabricante das Havaianas - investiu pesado em publicidade nos anos 70 e 80, tendo como principal garoto-propaganda o saudoso Chico Anísio. E quem não se lembra daqueles anúncios engraçadíssimos em que o Chico advertia quanto às imitações. Afinal, só "Havaianas não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro”.
A grande virada da marca ocorreu nos anos 90, quando os próprios usuários começaram a virar o solado para cima para ter uma sandália de uma cor só. A empresa percebeu a oportunidade de mercado e, no ano de 1994, ela entrou com novas estratégias de marketing, assessoria de imprensa pesada, pesquisas diretas com o consumidor, tudo para recolocar e reposicionar a marca no mercado. E, de fato, de lá pra cá as Havaianas nunca mais foram as mesmas.
As Havaianas nunca mais pararam de criar e se recriar. E a cada modelo que surge o desejo de ter a coleção inteira é enorme. Renata Gomes, diretora criativa da Skinbiquini que nos diga, ela tem uma coleção de mais de 100 pares de Havainas.
Parabéns, Havaianas! De pé em pé você foi longe e hoje está espalhada por mais de 80 países, ocupando seu espaço nas principais vitrines das lojas badaladas do exterior e calçando milhões pés de anônimos e famosos nos quatro cantos do mundo. Sucesso legítimo e merecido! Parabéns!
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