segunda-feira, 13 de agosto de 2012

AS LEGÍTIMAS CINQUENTINHAS


As Havaianas, "as legítimas" brasileiras fazem 50 anos e, para celebrar este meio século de sucesso, as cinquentinhas lançam uma edição especial, limitada, com 50 mil pares daquelas Havaianas originais, com tira azul e solado branco. E o mais bacana é que toda a grana arrecadada com esta ação será doada à UNICEF. 
E tem um monte de gente legal "se virando" para ajudar a UNICEF e as Havaianas nessa empreitada, entre eles o  Lázaro Ramos, Carol Castro, Thiago Abravanel e o lutador Popó.
Também será publicado um livro comemorativo, com distribuição restrita, com os 50 comerciais mais importantes e que traduzem a história da marca; além de outros 50 não aprovados pela Almap BBDO, Agência das Havaianas.  
As Havaianas surgiram 1962, inspiradas num modelo típico japonês chamado Zori, que era feito com o solado de palha de arroz e tiras de tecido. Por isso, ainda  hoje textura que compõe as suas palmilhas reproduz o formato dos grãos de arroz. Uma sábia e justa homenagem, não é verdade?
Mas quem diria, hem! Há pouco menos de três décadas as Havaianas eram chinelos bem populares e não tinham este glamour todo! Para mudar esta imagem, a Alpargatas - fabricante das Havaianas -  investiu pesado em publicidade nos anos 70 e 80, tendo como principal garoto-propaganda o saudoso Chico Anísio. E quem não se lembra daqueles anúncios engraçadíssimos em que o Chico advertia quanto às imitações. Afinal, só "Havaianas não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro”.
A grande virada da marca ocorreu nos anos 90, quando os próprios usuários começaram a virar o solado para cima para ter uma sandália de uma cor só. A empresa percebeu a oportunidade de mercado e, no ano de 1994, ela entrou com novas estratégias de marketing, assessoria de imprensa pesada, pesquisas diretas com o consumidor, tudo para recolocar e reposicionar a marca no mercado. E, de fato, de lá pra cá as Havaianas nunca mais foram as mesmas.
As Havaianas nunca mais pararam de criar e se recriar. E a cada modelo que surge o desejo de ter a coleção inteira é enorme. Renata Gomes, diretora criativa da Skinbiquini que nos diga, ela tem uma coleção de mais de 100 pares de Havainas.
Parabéns, Havaianas! De pé em pé você foi longe e hoje está espalhada por mais de 80 países, ocupando seu espaço nas principais vitrines das lojas badaladas do exterior e calçando milhões pés de anônimos e famosos nos quatro cantos do mundo. Sucesso legítimo e merecido! Parabéns!

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