sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DIY: HORTA INDOOR



Quem disse que é preciso um grande canteiro para se ter uma horta? Talvez isto até fosse verdade naqueles idos em que se amarrava cachorro com linguiça. Mas, com o crescimento dos espaços urbanos, as casas e apartamentos cada vez menores, o jeito é improvisar para conseguir temperos e ervas fresquinhos, orgânicos e ao alcance da mão.
O custo do projeto é bem baixo pois, além das mudinhas e da terra vegetal, você pode utilizar materiais recicláveis como garrafas, escorredores, caixa tetra Pack, além dos vasos, é claro!
Se você é desses “jardineiros de apartamento”, com uma pazinha na mão e muitas idéias na cabeça, tenho algumas dicas que serão determinantes no sucesso da sua horta indoor. O segredo é escolher um espaço bem arejado e com boa iluminação. Quanto maior o tempo de incidência de luz solar no local, maior será a diversidade de planta disponíveis.
As ervas aromáticas, sobretudo as rasteiras, adaptam-se facilmente aos ambientes com bastante luminosidade, mesmo que não haja a incidência de luz solar direta. Evite locais com fortes correntes de vento. Algumas plantinhas são mais sensíveis e acabam sentindo.

PASSO-A-PASSO:
Definição do local: Dê preferência para os locais que recebam pelo menos o sol da manhã, uma varanda ou junto à janela da sua cozinha.

Vasos e jardineiras: Escolha vasos com no mínimo 15cm de profundidade para que as raízes possam se desenvolver. Você pode utilizar bases recicláveis como garrafas pet, escorredores, caixa tetra Pack, além dos vasos e jardineiras vendidos em lojas especializadas em jardinagem e supermercados.

Terra: Utilize sempre terra adubada, pois é mais prático e a terra já vem com os principais nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.

Preparação: Encha uns 10% do vaso com brita, cacos de telha ou argila expandida para drenar o excesso de água. IMPORTANTE: os vasos devem ser furados no fundo.

Seleção das Plantas: Prefira as plantas com sistema radicular mais curto, pois o espaço interno do vaso é mais restrito. Sugestões: alecrim, hortelã, cebolinha, salsa, menta, etc. Cada espécie tem suas características. Respeite o espaçamento necessário entre as plantas.

Plantio: Na hora de plantar tenha sempre como referência as plantas adultas. Ou seja, nunca plante um pé de couve numa latinha de ervilha. Algumas mudas precisam de estacas para dar sustentação e guiar o seu crescimento. 

• Manejo: É necessária a rega duas vezes ao dia até que a semente germine, sobretudo no período de calor. Depois que a plantinha pegar, basta uma rega diária, de preferência na parte da manhã. Assim as plantas ficarão bem hidratadas e suportarão o calor ao longo do dia.
Retire periodicamente as ervas daninhas, pois elas concorrem com as plantas, retirando os nutrientes do solo. 
Ufa! Finalmente a sua horta está pronta. Agora basta um pouco de paciência e dedicação para ter o privilégio de apreciar o milagre da natureza bem pertinho de você. Mas, se alguma plantinha morrer, não se desespere! Afinal, nascer e morrer faz parte do ciclo natural da vida. E lembre-se: plantas são como gente e nem todas resistem às intempéries. Portanto, concentre-se nas que sobreviverem. Estas é que trarão beleza e alegrias para o seu dia-a-dia.
Bom final de semana. Até segunda...


Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Clique aqui. Visite nossa loja virtual e conheça nossa linha de Buquês de Rosas, Cestas de Café da Manhã e Arranjos de Flores Naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário