quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MINI-MUNDO

Nos anos 70, quando iniciei minha trajetória estudantil, as professoras de educação artística ensinavam a garotada a reproduzir os inspiradores jardins japoneses em pequenos mini-jardins. Foi-se o tempo dos trabalhinhos forçados e, novamente, me vejo com a mão na terra, refazendo estas pequenas ilhas da fantasia.
Montar um terrário e acompanhar o seu desenvolvimento é uma experiência divertida e, sobretudo, instrutiva, pois você tem a chance de reproduzir alguns fenômenos naturais numa escala também mini.
Terrários duram em média de 6 a 12 meses. Para tanto, precisam ser irrigados regularmente e receber calor e luz natural pelo menos uma vez por semana. Você pode montá-los em quase todos os tipos de base: vidro, cerâmica, barro, madeira, etc. Depende basicamente da imaginação do artista e da disponibilidade da matéria-prima. Então vamos ao trabalho!

Material necessário
- 1 aquário ou cachepot do formato desejado;
- Terra adubada;
- Pedriscos;
- Musgo, cascas de pinos, galhos secos.
- Argila expandida, brita zero ou areia grossa para camada drenante;
- Mudas variadas de plantas pequenas – Procure espécies com as mesmas características. Assim você evita o crescimento desordenado e o risco de substituição precoce.
- Peça decorativas (vasinhos, torô, sapinho, tartaruga, etc.)
- Pazinha, borrifador, podão ou tesoura;
- Manta bidim
- Água, de preferência com um pouco de sulfato de cobre para alimentar raízes e evitar fungos e bactérias.
Passo-a-passo
Comece preenchendo o cahcepot com argila expandida ou brita para drenar o excesso de água e evitar o apodrecimento das raízes. Cubra essa camada drenante com a manta bidim. Complete o recipiente com a terra vegetal até atingir a altura necessária para o plantio das mudinhas. Antes de iniciar o plantio, distribua todas as plantas dentro do espaço para definir a melhor disposição espécies. Determinadas as posições, preencha os espaços vazios com o restante da terra. Molhe a terra para hidratar as plantinhas.

Concluído o plantio, é hora de deixar fluir toda a sua criatividade nos detalhes finais. Comece distribuindo pedriscos, cascas de madeira, musgos, objetos decorativos, etc. Você pode fazer um caminho com pedrinhas coloridas. Por fim, acrescente os galhinhos secos para criar espaços positivos e negativos, e uma volumetria mais realista.
Wow! Está pronto! Agora é só apreciar o seu mini mundo.
CUIDADOS BÁSICOS
Cada planta tem preferência por um tipo de solo. Assim, se você plantar uma espécie vegetal num solo que não lhe agrada, ela certamente morrerá. Essa é a primeira lição que a natureza nos dá.
Para que os bichinhos e as plantas do seu terrário vivam por bastante tempo, fique atento a qualquer mudança. Achar o ponto de equilíbrio entre o ambiente e os seres vivos: isto é uma lição de Ciência! 
ECOSSISTEMA NATURAL
“Um terrário nada mais é do que um ecossistema numa escala reduzida. Para preservá-lo, o grande desafio consiste em distribuir no interior desse miniviveiro plantas e animais na exata proporção de seu tamanho e impacto ambiental – isto é, encontrar o ponto de equilíbrio ecológico entre os fenômenos de evaporação, condensação, impermeabilização de materiais, camadas do solo, necessidades dos vegetais e fotossíntese. Se uma espécie vegetal começar a murchar, é sinal de que não está se adaptando a esse microssistema. O mesmo acontece com os insetos que permanecem imóveis.”

Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Clique aqui. Visite nossa loja virtual e conheça nossa linha de Buquês de Rosas, Cestas de Café da Manhã e Arranjos de Flores Naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário