terça-feira, 8 de maio de 2012

AMOR FLORIDO

 
Foto: Royalty Free Stock Photos
Não adianta apenas amar loucamente seu bebê, você precisa comunicar isso a ele. Mas como? Certamente não é adquirindo os brinquedos mais caros ou roupinhas que acompanhem a moda. Ao conhecer bem seu filhote, você vai notar que ele precisa de poucas coisas, mas de muita dedicação, segurança, colo e carinho no trato diário.
O pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott trabalhou por anos com crianças separadas de suas famílias por causa da Segunda Guerra Mundial. Foi lidando com elas que ele desenvolveu suas teorias sobre a importância dos efeitos do cuidado materno no desenvolvimento de uma criança. É por meio dos olhos da mãe que uma criança vê o mundo e ela acaba sendo o mundo do bebê, em um primeiro momento. É dele o conceito de "mãe suficientemente boa", a que percebe e atua de forma adequada em cada etapa do desenvolvimento do bebê, até que ele se torne um ser independente. Ela provê aconchego, proteção, alegria e preenche as necessidades do filho. Sem ela, sobreviver não seria possível. É de Winnicott a famosa frase: "O precursor do espelho é o rosto da mãe".
E não poderia mesmo ser diferente. Todo bebê precisa saber que há alguém que pode suprir suas necessidades de alimento e carinho. "No primeiro ano de vida é saudável para a mãe e o bebê uma relação de bastante proximidade física", diz a psicóloga e terapeuta de família e de casal Vivien Bonafer Ponzoni. Essa proximidade precisa despertar prazer nas tarefas mais simples do dia, afinal, no começo todo bebê passa muito tempo sendo trocado, limpo ou alimentado. "Ser gentil nas trocas de fraldas e amamentação, por exemplo, e não se desesperar nos momentos difíceis é uma forma de mostrar esse carinho", explica a psicóloga.
Cada gesto da mãe é uma verdadeira declaração de amor ao bebê. Afinal, amor de Mãe é assim, puro e florido!
13 de Maio - Dia das Mães. PARABÉNS A TODAS AS MÃES DO MUNDO PELO SEU DIA!  


Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.

O melhor das Floricutulturas de BH, Lord Flores! Claro.

FONTE: Natura Mamãe e Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário