quarta-feira, 16 de maio de 2012

O SER SIMPÁTICO

Ser simpático não requer prática, nem tampouco habilidade… um reles sorrisinho, um aceno de cabeça, um cumprimento quase caloroso, pronto, nem que nao queira voce já está no bom caminho.
Esta semana cruzei com uma criatura muito emburrada. A principio você pensa: o que será que eu fiz? Daí você percebe que a pessoa é assim mesmo, com quase qualquer um, a qualquer hora: aquele ar meio blasé (ê? = superioridade+indiferença) que não deixa muita abertura para você trocar nem 3 palavras.
Tem que sorrir, nem que seja um sorriso amarelo, meio sorriso, sorriso forçado, melancólico, serve até sorriso falso… Se você souber o nome então melhor ainda, sorri e cumprimenta. Eu tenho um delay para lembrar nomes, adoraria que o mundo usasse crachá! Mas dá-lhe um querida e todo meu sorriso para compensar, até a conexão neuro-alzheimica funcionar. Se não funcionar tudo bem, emenda um “quanto tempo, e aí como vao as coisas” e torce para o outro te dar mais pistas. Por último joga a toalha e pergunta o nome com mil desculpas e mais sorriso.
O ser simpático se interessa pelo outro, pode esquecer o aniversário mas liga de vez em quando para saber notícias sem cobrar nem reclamar.
O ser simpático tenta ajudar quando pedem, melhor ainda quando nao pedem.
O ser simpático retorna ligações, emails, mensagens. Agradece presentes. Agradece ajuda. Reconhece o esforço do outro.
O ser simpático se diverte.
E não adianta aquela desculpa muito ouvida: “ah, fulano nao é antipático, é só timido…” aqui quati, até timido tem que ser educado!

Ps. Post dedicado a todos aqueles que, mesmo tendo enfrentado a pior das tristezas, nunca perderam a capacidade de rir…

Texto da Susana Ceridono - Blog Cultivando Elegância 

Nenhum comentário:

Postar um comentário