sábado, 29 de dezembro de 2012

ENTROU PELO CANO

A dica de hoje é sugestão do Bob Purnell, autor do livro Crops in Pots
Nesta publicação o autor trata da escolha dos vasos e subtrato, como plantar, combater pragas. Enfim, você aprende como planejar, plantar e cultivar vegetais, frutas e ervas em vasos. E, ao invés de dissertar sobre cada espécie individualmente, Bob Purnell divide o texto em entradas, pratos principais e sobremesas. Exatamente! Ele dá receitas com as plantas que estão nas fotos e ensina como montar os arranjos.
Foto extraída do livro Crops in pots de Bob Purnell
Nossa horta será suspensa, montada sobre tubos (canos) de PVC, de alturas e diâmetros variados. Para criar uma cenografia mais atraente, você pode pintar os tubos com tinta spray, dessas que a gente encontra em qualquer loja de tintas. No modelo da foto o autor usou tinta prata, mas nada impede que você use cores mais vibrantes como o vermelho, amarelo, laranja ou quem sabe um turquesa. Tudo depende da sua inspiração!
Pois bem, vamos à horta propriamente dita. Pintados e posicionados o tubos nos seus respectivos lugares, o segundo passo é cobrir o chão com seixos, pedriscos, biobric ou cascas de madeira; depois é só encher os canos com pedras ou saquinhos de areia para que não tombem com o manejo das plantas. As ervas ou flores que você escolher serão plantadas em vasos que se encaixem no topo nos canos. Na foto acima foram plantados cenoura e vários tipos de ervas. Mas se você não gostar de hortas, que tal plantar flores para alegrar ainda mais o ambiente á sua volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário