quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PLANTAS MEDICINAIS

Há muito as plantas medicinais tem sido usadas no tratamento de diversas doenças. A grande maioria é utilizada como forma alternativa ou complementar as medicamentos usados na medicina convencional. O uso das plantas medicinais deve ser muito bem controlado, pois, assim como auxiliam no restabelecimento da saúde, também podem intoxicar. Aqueles que não conhecem bem o efeito de certas espécies de plantas podem acabar prejudicando sua saúde ao invés de curar a doença. As plantas medicinais podem ser muito boas e ter grande eficácia no tratamento de algumas enfermindades, mas é preciso ter cuidados especiais da mesma forma que se tem em relação aos medicamentos halopáticos. 
O tempo de administração e dosagem, as contra-indicações, assim como interações medicamentosas, tudo tem que ser observado. Não é aconselhável sair tomando chá de qualquer erva com o pensamento de que o que é natural não faz mal. As plantas medicinais também podem intoxicar se forem ministradas da maneira errada, com excesso na dosagem e no tempo de consumo.
Atualmente vários médicos já contam com o auxílio da medicina alternativa, sugerindo inclusive o uso das plantas medicinais. O que significa que os chazinhos do tempo da vovó estão cada vez mais em alta. Os conhecedores da medicina natural sabem que cada planta tem uma indicação, é necessário ter informar-se sobre os usos de cada espécie.
• As plantas podem curar várias doenças, mas não é descartada a possibilidade de procurar um medico para orientação do tratamento;
• Mesmo estando em tratamento com medicamentos industrializados é possível usar as plantas simultaneamente, mas é preciso informar o médico;
• As misturas de plantas devem ser evitadas, apenas uma de cada vez é aconselhável para o tratamento;
• As plantas também podem gerar efeitos colaterais se forem usadas de maneira abusiva;
O ideal é produzir as plantas medicinais em casa, fazer um canteiro especial para cultivá-las. Existem plantas próprias para melhorar o funcionamento do aparelho digestivo, respiratório e muitos outros pontos do organismo. Se você conhece alguma receita de família, compartilhe! Você pode ajudar outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário