quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AROMA CADAVÉRICO

Flor cadáver - 1m30cm - Foto: Ricardo Mallaco
A Amorphophallus titanum do Inhotim, popularmente conhecida como Flor Cadáver, que floresceu no último dia 14 de dezembro, praticamente dobrou de tamanho. No dia 20 de dezembro ela já estava com 1m e 30cm de altura - o tamanho máximo registrado é de 3m.
Embora não tenha terminado de abrir, a flor já exala seu característico odor de carne putrefata. O material está florescendo dentro da estufa equatorial do Instituto, local com condições de temperatura e umidade controladas, que permite o cultivo de espécies tropicais. Ao final do processo de floração, a flor deve durar três dias aberta.
A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou na Ilha de Sumatra, Indonésia.
Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar. O material que se encontra florescendo no Inhotim, foi obtido a partir de sementes enviadas pelo jardim botânico Marie Selby, na Flórida.
Em dezembro de 2010, esta mesma planta floresceu no Instituto, e durou três dias aberta (vide foto acima). Apenas dois anos depois, o material volta a florescer no Inhotim. "Foi uma grande surpresa nascer uma flor outra vez, em tão pouco tempo", comemorou Letícia Aguiar, Gerente de Jardim Botânico e Meio Ambiente do instituto. A flor é produzida entre 4 e 10 anos, depois da primeira floração, que acontece 10 ou 12 anos após a germinação da semente.


Referência: Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário