sábado, 6 de abril de 2013

Liberte o Florista que Existe em Você!

Quanto mais natural, melhor. Esse é o segredo para ter bonitos arranjos de flores em casa.  A ideia não é reproduzir  os modelos comerciados na floricultura mais próxima. Mas sim criar composições que se aproximem do que vemos na natureza, tanto nas cores como nas formas. Abaixo, algumas dicas para libertar a (o) designer floral que existe em você!
 1. Misture as cores e evite contrastes
Vermelho com rosa, amarelo com laranja, lilás com roxo e rosa forte... Cores fortes, bem misturadinhas, rendem arranjos lindos nos vasos de casa. Ao contrário dos manjados contrastes do tipo vermelho com branco.

2. Mesma cor, flores variadas. 
Outra maneira de compor lindos buquês é eleger um só tom e variar na escolha das flores. Um arranjo lindo pode ser feito com duas ou três qualidades de flores em tons de branco e creme, por exemplo.
shutterstock_128746172
3. Menos é mais! 
Uma boa maneira de fazer "render" um maço de flores é distribuí-las em diversos vasos solitários - que podem ser espalhados pelos ambientes da casa ou, então, agrupados sobre um aparador. O efeito visual é dos mais promissores.

4. Cada um no seu lugar. 
É muito comum encontrar nas feiras livres e nos supermercados buquês de flores misturadas a folhagens sortidas. Ao chegar em casa, separe flores e folhagens e monte arranjos separados para obter um efeito estético mais interessante: um vaso só com flores, outro só com folhagens, ficam mais interessantes.

5. Volume máximo. 
Arranjos bonitos são aqueles em que as flores preenchem todo o espaço disponível nos recipientes  que não precisam, necessariamente, ser vasos. Pequenas quantidades de flores ficam melhores em copos do que em vasos espaçosos. Com relação à altura dos arranjos, o ideal é que a altura das flores que aparecem fora do vaso seja igual ou um pouquinho maior do que o recipiente no qual estão mergulhadas.

6. Longa duração. 
Algumas flores, como a rosa spray, por exemplo, ficam lindas quando secas. Para isso, basta amarrar um buquê com barbante e pendurá-lo em um local arejado e livre da incidência direta da luz do sol. Deixe-as secando por cerca de quinze dias e disponha pequenos buquês em recipientes transparentes e de formatos variados. Você pode utilizar garrafas de vidro de sucos ou de água mineral para essa finalidade.
 7. Abaixo a simetria! 
Arranjos mais despojados, sem muita simetria, parecem mais naturais e, portanto, mais bonitos. Para isso, evite a armadilha de cortar todos os caules das flores ao mesmo tempo e disponha as flores individualmente nos vasos, variando levemente o corte dos caules de cada uma delas para um visual mais harmonioso.


Referência
Blog Oficial Floricultura Lord Flores BH.
Blog Consul

Nenhum comentário:

Postar um comentário