sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PROJETO CHEFS ESPECIAIS

O Projeto Chefs Especiais, uma iniciativa do casal paulistano Simone e Márcio Berti, comemora 5 anos de vida. Voltado ao lazer gastronômico de pessoas com Down, sem pretensão clínica ou pedagógica, tem como objetivo promover workshops mensais, sempre com um Chef voluntário que vai colocar a mão na massa com 20 participantes.  “Hoje já temos mais de 200 pessoas com Down cadastradas” me contou Simone Berti num bate-papo que tivemos. É preciso fazer rodízio para atender à demanda.
“Queríamos fazer um projeto social ligado à gastronomia. Tudo começou num workshop experimental, onde um amiga trouxe um grupo de Downs para essa primeira aula. Eu e meu marido ficamos tão encantados com a postura, o carinho e o empenho que eles têm, que resolvemos que o nosso projeto seria focado nesse grupo”.
IMG_8230IMG_8234
Para cada workshop, empresas doam os ingredientes necessários, uniformes, chapéus, certificados, sucos e refrigerantes. Faculdades de gastronomia motivam os alunos a serem auxiliares do Chef, o espaço é doado por restaurantes ou escolas de gastronomia , o Chef doa o seu tempo.
Em 2012 a meta é estender a atuação do projeto para profissionalizar e inserir pessoas com Down no mercado de trabalho, além do apoio aos familiares. “Queremos também ajudar as mães, que precisam ficar em casa para cuidarem de seus filhos, a fim de que possam desenvolver uma atividade que gere renda para a família” conta Simone Berti.
IMG_8273IMG_8265
Boas notícias!
No final de 2010 formou-se na Faculdade de Gastronomia de Santos, a primeira Chef down que o pessoal dos Chefs Especiais tem conhecimento, a Chef Pricila Ghiuro que participará da próxima aula que acontecerá no dia 15/10.
Laura Basílio, uma ativa participante do grupo, também resolveu cursar a área. Prestou vestibular e já está no  2° semestre de Gastronomia da Faculdade Hotec. Ela também participará da aula no dia 15.
Seguem os contatos do projeto para quem estiver interessado em participar de alguma forma. Afinal, o que todos nós queremos, é vencer nossos limites!
Site : http://www.chefsespeciais.blogspot.com/
E-mail: chefsespeciais@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário