domingo, 23 de outubro de 2011

SAKURA, SAKURA!

A flor da cerejeira - Sakura em japonês - é a flor símbolo do Japão. Para os japoneses esta simbologia é tão intensa que eles a cultuam e respeitam como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.
A LENDA
Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. 

FESTEJOS
A primavera é comemorada com muita vibração e reverência pelo povo japonês, com seus HANAMI (apreciação das flores) ou piquenique sob a florada. Outros paises como Brasil, Estados Unidos, por exemplo, também celebram a floração da cerejeira.
Um dos maiores eventos é realizado nos Estados Unidos, o Washington National Cherry Blossom Festival com suas quase 8.000 cerejeiras onde, em 1912, foram plantadas as primeiras 3.000 mudas doadas pelo Governo Japonês em comemoração a amizade entre os dois países.
No Brasil há festividades que atraem milhares de turistas e admiradores como no Parque do Carmo-SP, Campos do Jordão, Sakura Home, Horto Florestal do Estado, Garça, Piedade, Suzano, Atibaia, Apucarana-PR, Frei Diogo em Santa Catarina.
"Cerejeira é uma planta que segue rigorosamente o ritual de quatro estações do ano. No inverno após perder as folhas adormecem apenas com os galhos nus. Quando chega a primavera como um estouro, as flores brotam anunciando o amanhecer da primavera como se dissesse com muita vibração e alegria “Pessoal... estou aqui novamente”. Alguns dias depois as pétalas caem e em seu lugar folhagens novas... As folhas se amadurecem e quando chega o outono, o colorido amarelo ... vermelho e caem deixando somente galhos, anunciando a chegada do inverno."
Assim, esta arvore, com suas passagens tão definidas e tão intensas em cada uma das estações, representa o que há de mais belo da natureza.
Foto Suzana Galvão Ceridono




Durante a primavera a cerejeira é bastante requisitada nas decorações de festas, pois os seus galhos com centenas de florzinhas cor de rosa são certamente uma opção delicadíssima que todo florista sempre tem à mão.






Foto Suzana Galvão Ceridono
Procura floriculturas em BH, Lord Flores, claro!

Fontes:
http://www.flordecerejeira.com.br/sakura.asp
http://greensideupblog.com/2010/03/it%E2%80%99s-national-cherry-blossom-festival-time-in-washington-d-c/
http://cultivandoelegancia.wordpress.com/2011/08/11/sakura-cerejeiras-em-flor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário