segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SUA CASA MAIS SAUDÁVEL

A casa saudável tem de ser a nossa de todo dia e, não, uma casa ideal.
Foto Dario Sanches
Muito antes de o termo sustentabilidade estar na moda, o arquiteto e urbanista mineiro de coração Carlos Solano já se interessava por uma arquitetura menos comercial e mais significativa, que levasse em conta o uso de tecnologias ecológicas, de recursos alternativos como Feng Shui, geometria sagrada, cromoterapia, geobiologia e aromaterapia nas construções. Além da formação clássica, Carlos Solano aprofundou seus conhecimentos estudando na Inglaterra, China, Nepal, Tibet e Hong Kong.
Dentro destas novas abordagens tanto a casa como a paisagem do seu entorno são entendidas como elementos vivos em padrões de comportamento e relações. 
A maioria das pessoas quer uma casa saudável, associando a saúde da casa a soluções ecológicas. Segundo Solando, isso também faz parte, mas a saúde de uma casa depende fundamentalmente dos hábitos das pessoas que vivem ali. As atitudes que contribuem de fato para se ter não só a casa, mas um mundo mais saudável, é o combate ao desperdício (o planeta não consegue mais digerir todo o lixo que produzimos), a reciclagem do lixo, a economia da água. Deveria ser um crime ambiental varrer calçadas com vassoura de água.
A casa é o lugar de repouso, regeneração, e deve ser capaz de cumprir essa função. Portanto, para aqueles que anseiam por ambientes mais saudáveis, uma terapia muito útil tanto em casa quanto no trabalho, é a desintoxicação ambiental. Ou seja, passar adiante aquilo que não lhe serve mais. O trabalho de destralhar o ambiente e a vida pode nos renovar profundamente e abrir novos caminhos.
Hoje é segunda-feira, início de semana... Esse pode ser um ótimo momento para destralhar sua casa e começar uma vida novinha em folha. Que tal?


Procurando floriculturas em BH, Lord Flores, claro!


Fontes:
Revista Viver Casa Nº 6 – VB Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário