quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SAVANA BRASILEIRA

Bom dia! Saúde e PAZ! Minas são muitas...inclusive nas paisagens. Também conhecido como “Savana brasileira”, o Cerrado é um tipo de vegetação que está presente em grande parte de Minas, sendo reconhecido como o segundo maior bioma brasileiro, ocupando 20% do território nacional.

Fotó Jô Miyagui - Santuário do Caraça/MG
Por possuir uma alta biodiversidade, entre os pesquisadores há um consenso de que o Cerrado é o tipo de vegetação mais ameaçado de extinção, principalmente pela extensão de cidades, rodovias e o crescimento de monoculturas, como soja, café, arroz, pecuária intensiva, entre outros. Nas regiões onde o Cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva, seca, baixa umidade do ar e incêndios espontâneos esporádicos.

 Foto: Caio Márcio
Uma curiosidade é que mesmo dentro do Cerrado é possível encontrar as mais diversas espécies de plantas, desde campos sem árvores, arbustos, várzeas, floresta-galeria de cerrado denso, além de campos de flores do cerrado, ao pé da montanha, de muitas espécies ainda não catalogadas, como essa feita pelo fotógrafo Jô Miyagui, no Santuário do Caraça, localizado na cidade de Catas-Altas, em Minas Gerais.

"Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais." Guimarães Rosa.


A melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores. Claro!


Fonte: Canal Minas Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário