sábado, 22 de outubro de 2011

COM A MÃO NA TERRA!

Todos os dias somos bombardeados com informações sobre ecologia, proteção do meio ambiente, pa-ta-ti e pa-ta-tá. Mas o fato é muita gente costuma delegar aos outros a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Portanto, mais que receitar, cabe a cada um de nós fazer sua própria parte.
E por falar em fazer o que lhe cabe, que tal começar essa tarefa dentro dos limites da nossa própria casa!
Ensine seus filhos a plantar e cuidar da terra. Além de ser uma atividade extremamente prazerosa e divertida, meter a mão na terra é também uma atitude ecológica.
Você não precisa ter um latifúndio para iniciar este trabalho. Basta um pedacinho de jardim, um cantinho descoberto no terraço, um vaso, etc. Ensine os cuidados básicos para o cultivo de uma plantinha e deixe que a criança desfrute o prazer de cuidar de um ser vivo.
Como a meninada é mais ansiosa e não agüenta esperar uma semente germinar. Primeiro plante algo que cresça mais rápido. Misture terra vegetal com um terço de areia lavada. Ensine que a plantinha precisa de nutrientes (adubo), luz solar e água para germinar e crescer.
Pegue um punhado de alpiste e deixe a criança semear sobre a terra. Regue bastante e oriente para molhar as sementinhas todos as manhãs. A partir do terceiro dia já aparecem os primeiros brotinhos. Após quinze dias sua plantação já terá uns 20 cm de altura.
Nesse estágio, coloque plantinha ao ar livre. Com isso, seu filho experimentará a alegria de ver a planta cercada pelos pássaros que vêm buscar as sementes de alpiste para se alimentar, acabando por espalhar os grãos que mais tarde formarão outras mudas. E assim aprenderá uma outra lição: como a natureza se encarrega de multiplicar suas espécies.


A melhor das Floriculturas de BH – Lord Flores. Claro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário