sábado, 19 de novembro de 2011

ALÉM DO ARCO-IRIS

Arquivo de Internet
Quando estive na Europa visitando uns primos em Luxemburgo, Bruxelas e Bruges (Bélgica), tive a oportunidade de conhecer também algumas cidades no norte da Alemanha, França e Holanda e, por onde passei, algumas das imagens que mais chamaram minha atenção foram os brasões de flores dos jardins de Luxemburgo e os campos de tulipa do norte da Holanda.
Enquanto a primavera aqui nos trópicos começa em setembro, no hemisfério norte a estação das flores inicia-se em maio. Após a hibernação dos longos meses de inverno gelado, a natureza renasce com todo o seu esplendor, numa extraordinária explosão de cores e aromas. 
Os europeus, no geral, amam flores. Por isso é comum a gente encontrar jardineiras floridas em todas as janelas, nos passeios, jardins, praças, enfim, por onde a vista alcançar. 
Arquivo de Internet
Mas nada se iguala aos campos de tulipas da Holanda. À primeira vista parece uma gigantesca caixa de lápis de cores, ou um enorme tapete multicolorido que se estende até o infinito. Contemplar essa paisagem é como ser arrancado da terra e lançado ao paraíso num piscar de olhos!
Arquivo de Internet
Mas assim que a gente recupera o fôlego é que se percebe estar diante de um imenso de jardim coberto de delicadas flores das mais diversas tonalidades.
Arquivo de Internet
Dizem que as tulipas chegaram à Holanda no século 17, pelas mãos de famoso biólogo Carolus Clusius, diretor da Hortus Botanicus em Leiden, o mais antigo jardim botânico da Europa, fundada em 1587.
Arquivo de Internet
Durante anos os holandeses foram cruzando espécies e criando milhares de híbridos de tulipas que hoje encantam e colorem os ambientes mais elegantes e sofisticados ao redor do mundo.
Arquivo de Internet
Para proporcionar-nos este maravilhoso espetáculo natural, anualmente são cultivados milhares de bulbos, cujo plantio inicia-se em no final de outubro e vai até o início de novembro. Tudo programado para que floresçam a partir de maio. Vale lembrar que cerca de dois terços das flores produzidas são exportadas, principalmente para os EUA e Alemanha.
Arquivo de Internet
Para apreciar as belíssimas tulipas nada melhor que passear pelo famoso Keukenhof Garden, perto de Lisse, o maior jardim do mundo. São 32 hectares de jardins, com 15km de trilhas que são uma verdadeira festa para os olhos.
Caso você não queira esperar o final do inverno, é possível visita-lo virtualmente. Basta acessar o site oficial do Keukenhof Garden, onde mais de sete milhões de bulbos de flores são cultivados todos os anos.
Ao comprar uma tulipa, dê preferência às flores que estejam mais fechadas (em forma de botão), assim ela terá uma vida útil mais longa.
Arquivo de Internet
Tulipas gostam de lugares frescos, bem arejados, mas sem correntes de vento. Jamais deixe uma tulipa sob o sol. Seria morte certa! Quando o clima estiver seco ou com temperatura muito elevada, coloque pedrinhas de gelo sobre o vaso, isso ajudará a reduzir a temperatura e prolongará a vida da flor.
Tulipas Negras - Arquivo de Internet

O melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores. Claro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário