terça-feira, 29 de novembro de 2011

FLOR PARA DEGUSTAR


Com o seu miolo roxo e delicado, a exuberante alcachofra tem a flor exótica, resistente e vistosa. Pouco vista nas vitrines de floriculturas, a alcachofra tem sua safra durante a primavera e geralmente é encontrada com mais facilidade nos mercados, feiras de rua e na CEASA.
Por ser uma flor bem marcante, a alcachofra nos permite criar arranjos que encantam os olhos e valorizam um ambiente.
Mas o que muita gente não sabe é que esta mesma flor que enche olhos, também agrada o paladar e faz bem à saúde.
Risoto de Camarão na Flor de Alcachofra
Apesar de parecer sofisticada ao nosso paladar, a flor de alcachofra é muito apreciada pelos europeus e incrementa diversos pratos da gastronomia mediterrânea. Pois, além de ser uma iguaria saborosa, ela tem propriedades terapêuticas que a tornam excelente alimento para pessoas de todas as idades.
Segundo os estudiosos, a flor de alcachofra é rica em cinarina, substância amarga que estimula as secreções do fígado e da vesícula. É também fonte de vitaminas A, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Por isso é muito usada em dietas de emagrecimento e até mesmo no controle da diabetes.
Possui ainda inulina, que diminui os níveis de gorduras do sangue, e silimarina, um flavonóide que ajuda no tratamento de doenças hepáticas. Outra propriedade da alcachofra é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo. Então, aprenda a preparar uma receita fácil da Nestlé ou aproveite os festivais de alcachofras que alguns restaurantes, como o paulistano Piccolo Bristot, estão realizando.
Alcachofras Gratinadas
Alcachofras gratinadas
Ingredientes:
    5 alcachofras
    2 tabletes de Caldo de Bacon Maggi
    meia xícara (chá) de vinho tinto seco
    150 g de bacon picado
    2 dentes de alho amassados
    1 cebola picada
    meia xícara (chá) de azeitona verde picada
    2 tomates sem pele e sem sementes picados
    2 colheres (sopa) de salsa picada
    1 pão francês amanhecido umedecido
    4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (reserve 1 colher de sopa para polvilhar)
    2 colheres (sopa) de azeite
   
Modo de Preparo:

Lave as alcachofras em água corrente, abrindo bem as folhas para que a água penetre. Corte os talos bem rentes à base. Corte a ponta das folhas e cozinhe as alcachofras no Caldo Maggi dissolvido em uma xícara e meia (chá) de água fervente e no vinho, por cerca de 30 minutos. Retire do fogo e reserve. Prepare o recheio: frite o bacon na própria gordura, acrescente o alho, a cebola, as azeitonas, os tomates e a salsa. Refogue bem. Junte o pão espremido e o queijo ralado, misturando tudo até esfarelar o pão. Coloque o recheio em cada alcachofra e, em seguida, arrume-as em um recipiente refratário. Regue com o caldo que sobrou do cozimento e o azeite. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva a seguir.
O chef italiano, Nico Cardamuro, da Domenico Pizzeria de Belo Horizonte, recomenda também uma espécie típica da Sardenha que pode ser consumida crua. “Fatias bem finas dessa alcachofra são misturadas com lascas de parmesão e temperadas com azeite, limão e pimenta do reino.

Onde comer em BH:
• Domenico Pizzeria
Rua Cláudio Manoel, 583 – Funcionários
Tel.: (31) 2516-2969

• Sapore D`Italia
Rua Mestre Luiz, 64 – São Pedro
Tel.: 3227-4585

Onde comer em SP:
Piccolo Bistrot
Rua Tucuna, 689 – Perdizes.
Tel.: (11) 3872 -1625


A melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores. Claro!


Fontes:
http://www.espacovivamais.com.br/noticias/mostrar/841

Nenhum comentário:

Postar um comentário