terça-feira, 29 de novembro de 2011

PARE DE FALAR, PLANTE.

Felix Finkbeiner e Gisele Bündchen
Felix Finkbeiner (garoto da foto) tinha apenas 9 anos de idade quando se sentiu inspirado pela iniciativa da queniana Wangari Maathai, que ajudou a plantar 30 milhões de árvores em seu país. Ele tomou conhecimento do feito durante a realização de um trabalho escolar sobre preservação ambiental.
Foi assim que o pequeno alemão, da região da Bavária, propôs a seus colegas de sala que plantassem um milhão de árvores na Alemanha. Surgia o movimento Plant For The Planet (Plante para o Planeta), que já existe há três anos e continua sob a liderança de Felix. Como ele acredita que “proteção ambiental não tem fronteiras, e tem que ser organizada internacionalmente”, fez questão de disseminar a campanha, que hoje está ativa em mais de 72 países e reúne crianças em idade escolar e voluntários de todos os lugares do mundo.
Cada árvore erguida simboliza uma pequena vitória na batalha pela preservação do meio ambiente, acreditam os participantes do projeto. Segundo o fundador, o maior propósito da iniciativa é alertar todos os países para os danos que as mudanças climáticas provocam.

Aos treze anos de idade, Finkbeiner já critica o excesso de burocracia por trás das conferências ambientais e climáticas e a pouca ação dos líderes globais. Essa urgência por transformações reais levou à criação do slogan “Stop talking, start planting” (Pare de falar, comece a plantar), que quer provocar as autoridades, convocando-as a saírem do discurso e começarem a fazer algo de concreto na redução das emissões de CO2 na atmosfera.
A meta do projeto é ter 212 milhões de novas árvores espalhadas pelo planeta. Na Alemanha, o objetivo inicial foi atingido em 4 de maio deste ano, quando foi erguida a milionésima árvore, na cidade de Bonn, durante a Convenção do Clima de Petersberg, encontro preparatório para a recém ocorrida COP16.
Aliás, como de costume, o garoto Felix, que é frequentemente convidado para falar em convenções ao redor do mundo, esteve em Cancun, no México, nas duas últimas semanas, em nome do Plant For The Planet, para dar palestras, pressionar as autoridades por ações mais eficazes, e claro, plantar árvores.

A Lord Flores BH apoia e parabeniza a Plant For The Planet pela belíssima iniciativa.
Assista o vídeo (em inglês) com a entrevista do Felix Finkbeiner:



A melhor das Floriculturas de BH, Lord Flores. Claro!


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário